A ESTeSL é galardoada com a bandeira verde Eco-Escolas desde o ano letivo 2010/2011. Ao longo desta última década foram e são vários os desafios, concursos e projetos onde a ESTeSL teve e se mantém em destaque, com a constante atribuição de prémios e distinções.
Programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA)
O Programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa coordenado pela Foundation for Environmental Education, que promove a capacitação dos jovens para que assumam uma posição consciente relativa às questões ambientais, fornecendo-lhes uma metodologia de trabalho para que possam explorar as questões da sustentabilidade.
Atualmente, mais de 490 mil estudantes em 43 países estão envolvidos no programa, sendo que todos os anos são submetidos cerca de 19 mil trabalhos.
Em Portugal, o Programa JRA é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da FEE, e a primeira edição em território nacional ocorreu em 1994. Os estudantes participantes desenvolvem conhecimentos sobre questões ambientais, competências nas áreas da comunicação, cidadania, iniciativa individual, trabalho em equipe, análise crítica, responsabilidade social e liderança, fazendo uso de uma metodologia de quatro etapas.
A ESTeSL tem vindo a implementar a metodologia de trabalho associado ao Programa, desde o ano letivo 2013-2014, dinamizando e participando em múltiplas atividades, na sequência daquilo que é um projeto proposto à presidência da ESTeSL, envolvendo toda a comunidade académica e onde os estudantes investigam e interpretam as questões da sustentabilidade como se fossem jornalistas, reforçando os seus conhecimentos na área do ambiente e das novas tecnologias e técnicas de comunicação.
Entre os múltiplos temas de trabalho que lhes são propostos (resíduos, educação ambiental, sobrepopulação, biodiversidade, saúde pública, entre outros), os estudantes têm realizado trabalho colaborativo entre si, elaborando entrevistas estruturadas e entrevistando especialistas em determinadas áreas do conhecimento, produzindo vídeo-reportagens, reportagens escritas e episódios do podcast. Cumulativamente, têm também realizado vídeo-campanhas, foto-campanhas e fotorreportagens, associadas a diferentes domínios do desenvolvimento sustentável.
Até à data, foram já produzidos mais de ointenta trabalhos, seguindo a metodologia proposta, sendo que esta abordagem se tem revelado de particular relevância no processo de ensino-aprendizagem, com o mérito do trabalho realizado pelos estudantes a ser reconhecido a nível nacional e internacional, já com múltiplos prémios atribuídos e a participação em inúmeras missões JRA, como sejam a Missão Rock in Rio Lisboa, Missão Jardim Zoológico de Lisboa Conservação “ex situ”, Missão Litter Less, Missão Young ESD Leaders Capacity Building Training Course, de entre outras.
Rede de Campus Sustentável
A ESTeSL faz parte da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis reúne um conjunto alargado de organizações portuguesas comprometidas com a promoção de uma agenda conjunta para a implementação de Ambientes Inclusivos Para Todas as Idades, com particular incidência nas áreas da Saúde, Apoio Social, TICE e Infraestruturas.
A Rede privilegia uma participação em hélice quádrupla, promovendo ativamente a colaboração entre a investigação/academia, autoridades públicas, empresas e sociedade civil/cidadãos, com o objetivo de abordar e encontrar soluções comuns para os desafios nacionais nesta temática.