A licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia confere competências na área do diagnóstico e terapêutica em:
– Medicina Nuclear (MN) na realização de exames Imagiológicos (MN Convencional, Tomografia por Emissão de Positrões e Fusão de imagem), em Radiofarmácia e na Teranóstica.
– Radiologia (RD) em Exames Imagiológicos de RD Convencional, RD de Intervenção, Ressonância Magnética, Tomografia Computorizada (TC), Mamografia e Ultrassonografia, em todos os órgãos e/ou sistemas.
– Radioterapia (RT) na atuação ao nível da terapêutica com radiações ionizantes no âmbito da RT Externa e Braquiterapia, realizando o planeamento do tratamento com imagens de TC, a dosimetria clínica e efetivando o controlo de qualidade do tratamento de doentes oncológicos.
A licenciatura confere, ainda, competências nas matérias de segurança dos profissionais de saúde e doentes no que concerne aos níveis de exposição à radiação, e de controlo da qualidade dos equipamentos.
Objetivos
Formar profissionais em Medicina Nuclear, Radiologia e Radioterapia (três profissões de saúde reguladas pelo Ministério da Saúde – Decreto-Lei n.º 320/99, de 11 de agosto; referencial de competências conjunto – Despacho n.º 9408/2014, de 21 de julho) que:
- Compreendam o funcionamento Anatomofisiológico, Fisiopatológico e Epidemiológico do Ser Humano;
- Adquiram competências técnicas, humanas e científicas de modo a prestarem cuidados em segurança, com qualidade e de acordo com as necessidades psicossociais de cada utente/doente;
- Sejam capazes de fazer uma interpretação válida e crítica nas diferentes áreas de Imagiologia e de Radioterapia;
- Sejam capazes de desenvolver projetos de investigação, criar códigos de boas práticas, entre outras aptidões do âmbito do desenvolvimento das três profissões.
Porquê escolher esta Licenciatura?
- Forte componente prática, assente num modelo de ensino e aprendizagem que permite aplicar a teoria à realidade da profissão
- Corpo docente qualificado e especializado nas três áreas de atribuição das carteiras profissionais. Vários docentes exercem atualmente a sua atividade profissional na área MN RD e RT, aportando o seu conhecimento diretamente do terreno para as aulas
- Obtenção de três carteiras profissionais
- Alta taxa de empregabilidade: cuidados de saúde públicos, clínicas, hospitais privados e indústria
- Possibilidade de desenvolvimento de carreira na área da investigação em diversos laboratórios, nacionais e internacionais
Propinas e Emolumentos