De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Saúde Ambiental estuda a dinâmica Homem-Ambiente, focando-se na forma como o ambiente irá afetar a saúde do Homem positiva/negativamente. Assim, os aspetos da saúde e qualidade de vida humana são determinados por diversos fatores, como por exemplo o local de trabalho ou o sítio onde vive, a alimentação, a condição socioeconómica, entre outros. Como tal, a Saúde Ambiental pretende construir um ambiente ideal, proporcionando ao Homem uma melhor qualidade de vida e saúde.
Objetivos
Pretende-se com esta licenciatura dar ferramentas ao licenciado para identificar, avaliar e prevenir ou controlar todos os potenciais fatores de risco (físicos, químicos, biológicos, biomecânicos ou psicossociais) para a saúde humana, de modo criterioso e atual. O licenciado em Saúde Ambiental, no decurso da sua atividade profissional, deverá assumir uma atitude analítica, uma capacidade crítica e basear-se no conhecimento técnico e científico, com o objetivo de solucionar problemas ocupacionais, ambientais e/ou de saúde pública.
Porquê escolher esta licenciatura?
Esta licenciatura apresenta diversas áreas de estudo, que dão origem a múltiplas saídas profissionais, bem como acesso a diversos mestrados. O licenciado em Saúde Ambiental fica habilitado ao exercício da profissão de Técnico de Saúde Ambiental (requerendo o respetivo título profissional à ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, IP), assim como também à de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (requerendo o respetivo título profissional à ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho).
A forte componente prática e de investigação proporciona aos estudantes um maior conhecimento prático, bem como a criação de uma rede de contactos úteis para o seu futuro profissional.
A taxa de empregabilidade para esta licenciatura tem sido, nos últimos anos, aproximadamente de 99%.
Propinas e Emolumentos