Quem pode candidatar-se a um curso de mestrado?
1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) sob proposta do Conselho de Curso (CC);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo CTC sob proposta do CC;
2. O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.
Nota: verificar as condições de candidatura do curso pretendido.
Como é feita a candidatura ao curso de mestrado?
Para se candidatar a um mestrado na ESTeSL, deverá consultar a página do respetivo curso, onde é disponibilizada informação útil para a candidatura.
A candidatura é submetida em plataforma online. Deverá preencher os campos solicitados e efetuar o upload dos documentos mencionados.
Se for estudante com Estatuto de Estudante Internacional deve consultar toda a informação na página Estudante Internacional.
Qual a documentação necessária à candidatura ao curso de mestrado?
Os candidatos que não se enquadram no Estatuto de Estudante Internacional devem apresentar os seguintes documentos:
- Carta de motivação;
- Curriculum Vitae, sem anexos;
- Certidão de conclusão de curso de licenciatura com média final*;
- Certificado discriminativo das disciplinas e respetivas classificações obtidas no âmbito do curso de Licenciatura*;
- No caso de a formação não ter sido obtida na ESTeSL, deverá apresentar o respetivo Plano de Estudos;
- Cópia do BI, CC ou Passaporte (Facultativo).
* Os candidatos que não tenham estatuto de estudante internacional, detentores de habilitação estrangeira, devem entregar os documentos devidamente autenticados pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros assinada, em Haia, a 5 de outubro de 1961);Os documentos devem ser traduzidos sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, e visados pelo serviço consular ou apresentados com a Apostilha de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.
Os cursos de mestrado são lecionados em Inglês?
Não, os cursos de mestrado da ESTeSL são exclusivamente lecionados em português.
É possível frequentar um curso de mestrado à distância?
Não, a ESTeSL não ministra mestrados em sistema de E-learning.
Pretendo efetuar o pedido de creditação, como proceder?
Os pedidos de creditação de formação certificada devem ser instruídos na Divisão de Gestão Académica (DGA) até 15 dias úteis após o ato da matrícula. Este prazo não se aplica à creditação de competências adquiridas em contexto profissional. Ver informação e Regulamento de Creditação na página: https://www.estesl.ipl.pt/viver/ser-estudante/informacoes-academicas/cr….
Onde posso consultar a informação sobre a avaliação do aproveitamento do estudante da ESTeSL?
Pode consultar na página: https://www.estesl.ipl.pt/viver/ser-estudante/informacoes-academicas/de….
Quais as épocas de avaliação?
Em cada ano letivo, em relação a cada UC, existem as seguintes épocas de avaliação:
a) Época normal
b) Época de recurso/ melhoria
c) Época especial
Quais os exames em que me devo inscrever?
Deve inscrever-se* aos exames de época de recurso, melhoria e especial, nas datas definidas em calendário de avaliações.
* A falta de pagamento de propinas implica o bloqueio dos atos académicos, incluindo inscrições. Deverá efetuar o pagamento das propinas em falta para desbloquear os atos académicos.
Onde posso consultar o calendário de avaliações?
O calendário de avaliações é publicado na página: https://www.estesl.ipl.pt/viver/ser-estudante/informacoes-academicas/ho…;
Tenho de renovar anualmente a inscrição no Mestrado? Quando?
Sim, a renovação da matrícula é realizada anualmente, online, através do portal académico
Por norma, é publicado um despacho com o calendário de candidaturas, matrículas e inscrições na página: https://www.estesl.ipl.pt/estudar/candidaturas/mestrados
Posso anular a matrícula/ inscrição?
Sim, pode anular a matrícula, no entanto, deverá consultar o regulamento de propinas do IPL, para verificar qual o valor da propina a ser cobrado: https://www.estesl.ipl.pt/viver/ser-estudante/informacoes-academicas/de….
O pedido de anulação é feito através de requerimento para o efeito: https://www.estesl.ipl.pt/sites/default/files/Acad_geral_presidente.pdf. Este deverá ser remetido para o email: mestrados@estesl.ipl.pt.
Frequentei um mestrado na ESTeSL, mas não o terminei. Posso fazer Reingresso?
Sim, desde que o curso esteja a ser lecionado. Não, no caso de ter anulado a matrícula entre janeiro e julho do ano que pretende reingressar.
A candidatura a reingresso é realizada online, para mais esclarecimentos contacte a Divisão de Gestão Académica (mestrados@estesl.ipl.pt).
Se concluir o 1.º ano do mestrado, tenho direito a algum diploma?
Sim. A conclusão, com aproveitamento, das Unidades Curriculares do 1.º ano do plano de estudos do mestrado (60 ECTS), permite a obtenção de um diploma de pós-graduação.
Onde posso consultar o Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre da ESTeSL?
Pode consultar no nosso site em Despachos e Regulamentos: https://www.estesl.ipl.pt/viver/ser-estudante/informacoes-academicas/de….
Quem pode ser orientador?
Consulte o artigo 10.º do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre da ESTeSL: https://www.estesl.ipl.pt/viver/ser-estudante/informacoes-academicas/de….
Após aprovação em CTC posso alterar o título do Trabalho Final de mestrado?
Sim, até 1 mês antes da entrega do Trabalho Final. Para tal deve preencher o Modelo destinado para esse efeito, o qual é solicitado através do email: mestrados@estesl.ipl.pt
O título da dissertação pode ser alterado após o ato público de defesa?
Não, o júri de defesa pública apenas poderá recomendar alguma correção de erros, imprecisões ou incorreções formais identificados e expressamente referidos durante as provas.
Onde posso encontrar as normas de formatação do Trabalho Final de Mestrado?
As normas de formação do Trabalho Final estão disponíveis na nossa página em Despachos e Regulamentos: https://www.estesl.ipl.pt/viver/ser-estudante/informacoes-academicas/de…
Qual o prazo para entrega do Trabalho Final de Mestrado?
O prazo de entrega do Trabalho Final de Mestrado está previsto no calendário académico que é publicado anualmente.
Estou em condições para requerer admissão a provas públicas?
Para requerer admissão a provas públicas, é necessário ter concluído, com aproveitamento, as restantes unidades curriculares do curso.
Não vou conseguir entregar o Trabalho Final de Mestrado dentro do prazo, o que devo fazer?
Caso não entregue o Trabalho Final, dentro da data definida, poderá fazer uma reinscrição no 2º ano do mestrado.
O que devo entregar para requer a admissão a provas públicas?
Deverá apresentar o seu pedido de admissão a provas públicas em modelo próprio, (disponibilizado pelos serviços), acompanhado do Trabalho Final em PDF, o Curriculum Vitae em PDF e aprovação da Comissão de Ética da ESTeSL (se aplicável).
O pedido pode ser feito através do email mestrados@estesl.ipl.pt.
Após aprovação nas Provas Públicas que documentos devo entregar nos Serviços Académicos?
No prazo limite de 30 dias consecutivos após o ato público deverá entregar:
- Um exemplar da versão definitiva do Trabalho Final, em suporte digital (PDF), validada pelo orientador;
- Declaração de direitos de autor.
Que documentos posso requerer após a conclusão do ciclo de estudos?
Poderá requerer, na secretaria virtual, a certidão de Certidão de Registo Grau de Mestre, e/ou Certidão Curricular e/ou Carta de Curso de Grau de Mestre.
Para mais informações ou qualquer esclarecimento contactar: mestrados@estesl.ipl.pt