Submetido por comunicacao@es… a 21 August 2024

Matrículas Online (1º ano | 1ª vez) | Licenciaturas — Ano Letivo 2024/2025

21.08.2024

Parabéns aos estudantes que ingressaram nos cursos de Licenciatura da ESTeSL no ano letivo 2024/2025.

O processo de matrícula, que deverá ser realizado entre as 10h00 do dia 26 de agosto e as 15h00 do dia 29 de agosto, será exclusivamente online

Para ativar a sua conta IPL e dar início ao seu processo de matrícula clique aqui.

Com conta IPL ativa deverá realizar a matrícula na Secretaria Virtual da ESTeSL.

Para o apoiar neste processo, a ESTeSL preparou Manual de Matrícula/Inscrição.

Informações pertinentes:

Documentação obrigatória para matrícula:
a.    Uma fotografia tipo passe;
b.    Documento de identificação (frente e verso);
c.    Boletim de vacinas (pelo menos a folha de rosto e a folha da vacina antitetânica);
d.    Pré-requisito do Tipo A (Basta anexar a folha de rosto devidamente autenticada com recurso à assinatura e n.º de inscrição na Ordem dos Médicos do médico e vinheta/carimbo);
e.    Exclusivo a candidatos colocados no curso de Imagem Médica e Radioterapia: Declaração médica comprovativa de que não possui dispositivos metálicos ou prótese interna ferromagnética que possam colocar em causa a frequência e conclusão do curso.
A não entrega de versões válidas dos documentos comprometerá a sua atividade de estudante na ESTeSL.

Encargos financeiros:
a.    Seguro escolar: 2,50€ (a pagar no ato da matrícula);
b.    Inscrição: 50,00€ (a pagar no ato da matrícula);
c.    Propina (valor anual): 697,00€ (1ª prestação a pagar no ato da matrícula: 58,00€)

Modalidades e prazos de pagamento da propina:
O valor da propina poderá ser pago de uma só vez, no ato da matrícula/inscrição ou em 10 prestações.
Poderá consultar aqui mais informação;
Os pagamentos devem ser preferencialmente efetuados por multibanco utilizando para o efeito as referências MB disponibilizadas na Secretaria Virtual da ESTeSL.

Se foi colocado(a) pela DGES através de um dos Regimes Especiais de Acesso, deverá dirigir-se presencialmente à ESTeSL para realizar a sua matrícula a partir de 13 de setembro.

De acordo com o calendário académico, as aulas têm início no dia 16 de setembro de 2024 (segunda-feira). Nesse dia, às 10h00, terá lugar a Sessão de Boas-Vindas aos estudantes do 1º ano dos Cursos de Licenciatura, no Auditório da ESTeSL.

Escolha das turmas por Unidade Curricular:
Com recurso aos horários publicados na página da ESTeSL deve escolher os turnos práticos da sua preferência. Os turnos deixarão de ficar disponíveis para seleção quando o número máximo de admissões for alcançado.

Notas importantes:

• No ato da matrícula ser-lhe-á atribuído um endereço de correio eletrónico institucional que será usado como forma de contacto pelos Serviços da ESTeSL.
  • Consulte regularmente o sítio Internet http://www.estesl.ipl.pt onde é publicitada informação do seu interesse, nomeadamente, o Regulamento Pedagógico e o Regulamento de Aproveitamento dos Estudantes da ESTeSL.
  • Se pretender usufruir do Estatuto de Trabalhador-Estudante informe-se sobre os requisitos, procedimentos e prazos.
  • Sempre que surja alguma alteração ao seu registo biográfico deverá informar a Divisão de Gestão Académica.
  • De acordo com o Regulamento de Propinas do IPL em vigor, a anulação de matrícula até 31 de dezembro de 2024 implica o pagamento de 50% do valor da propina anual. Depois dessa data, o estudante está obrigado ao pagamento total do valor anual da propina.
  • Se pretende pedir creditação, deve instruir o pedido na Divisão de Gestão Académica (DGA) até 15 dias úteis após o ato da matrícula. Mais informações em Creditações.

Pode aceder aqui ao seu e-mail institucional.

A Caixa Geral de Depósitos estará no piso 1 da ESTeSL, entre os dias 16 e 20 de setembro para que possa tratar do seu cartão de estudante.

Cartão Estudante Caixa IU:
Se já fez a sua matrícula, e caso pretenda, trate da sua adesão!
(link para: https://caixaonboarding.cgd.pt)

Bem-vind@ ao IPL | Toda a informação disponível aqui!