FAQs | Matrícula/Inscrição
- Em que consiste o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES)?
-
O CNAES é um concurso a nível nacional, realizado no final de cada ano letivo. Este concurso encontra-se organizado em 3 fases de candidatura ao Ensino Superior. Todos os candidatos, colocados ou não na(s) fase(s) anterior(es), podem concorrer à seguinte.
Um candidato colocado numa fase, que concorra à fase seguinte, e nela seja também colocado, anula de imediato a colocação anterior, não podendo reverter o processo.
- Qual a entidade competente?
-
A entidade competente, no que a este regime de acesso diz respeito, é a Direção Geral do Ensino Superior, sendo que será esta entidade a principal interlocutora para esclarecimento de dúvidas. Poderá consultar mais informações, Aqui.
- Quais são as provas de ingresso exigidas para a candidatura aos cursos da ESTeSL?
-
Para o Ano Letivo 2024/2025, deverá efetuar um dos seguintes conjuntos: (02) Biologia e Geologia ou (02) Biologia e Geologia e (07) Física e Química ou (02) Biologia e Geologia e (16) Matemática.
Para o Ano Letivo 2025/2026, deverá efetuar um dos seguintes conjuntos: (02) Biologia e Geologia e (07) Física e Química ou (02) Biologia e Geologia e (16) Matemática.
Para se poder candidatar deverá obter uma nota mínima em qualquer uma das Provas de Ingresso de 95 pontos.
- Eu já fiz os Exames Nacionais para ingresso ao Ensino Superior em ano(s) letivo(s) anterior(es), como sei se tenho os Exames Nacionais válidos?
-
Os exames finais nacionais do ensino secundário, efetuados a partir do ano de 2022 (inclusive), serão válidos como provas de ingresso no ano da sua realização e nos quatro anos seguintes (deliberação da CNAES n.º 1043/2021, de 13 de outubro).
Antes desta data, os exames finais nacionais são válidos como provas de ingresso no ano da sua realização e nos dois anos seguintes.
- Como posso saber quantas vagas para ingresso na ESTeSL foram disponibilizadas para o CNAES?
-
Poderá verificar as vagas disponibilizadas no site da ESTeSL Aqui , ou no site da DGES. As vagas disponibilizadas são colocadas na sua totalidade a concurso, na 1.ª fase. Na 2º e 3º fases estarão disponíveis sucessivamente as vagas que não foram ocupadas na(s) fase(s) anterior(es).
- Como posso saber as médias e classificações dos últimos colocados nos cursos de licenciatura da ESTeSL?
-
Poderá consultar as notas de acesso aos cursos da ESTeSL, no site da Direção-Geral do Ensino Superior, Aqui.
- Onde posso consultar a legislação/regulamento associado?
-
Poderá consultar toda a informação relacionada com este Concurso no site da DGES, no separador “Acesso ao Ensino Superior”, Aqui
- Quando é que se realiza a matrícula/inscrição no ano letivo?
-
A matrícula/inscrição realiza-se uma única vez para o ano letivo que se vai iniciar, de acordo com as datas indicadas no calendário académico. Na matrícula/inscrição o estudante inscreve-se a todas as unidades curriculares do 1º e 2º semestre que pretende frequentar nesse ano letivo.
- Em que data se realiza a matrícula/inscrição?
-
A data das matrículas e da renovação de inscrição é definida em calendário próprio que será disponibilizado para consulta no site da ESTeSL.
- Terei de me deslocar à Escola para realizar a matrícula?
-
Não. A matrícula realiza-se através da Secretaria Virtual (link disponível na página da Escola). As credenciais de acesso que permitem a ativação da conta institucional são enviadas aos estudantes do 1º ano que vão realizar a matrícula
- Para realizar a matrícula só preciso ativar a conta de e-mail institucional?
-
Não. Existem três plataformas que terá de ativar. O primeiro passo é ativar a conta de e-mail institucional, seguidamente, e utilizando as mesmas credenciais de acesso, terá de aceder à Secretaria Virtual onde irá realizar a matrícula. As mesmas credenciais servirão também para conseguir aceder ao Moodle. Todos os procedimentos que terá de realizar para concluir a matrícula estão disponíveis no Manual de Apoio. Se tiver alguma dúvida deverá entrar em contacto com a Divisão de Gestão Académica da Escola, através dos meios disponíveis.
- A utilização do e-mail institucional é obrigatória?
-
Sim. Os estudantes só poderão comunicar com os Serviços da Escola através do e-mail institucional de estudante. Não é permitida a comunicação através do e-mail pessoal.
- Como é que poderei esclarecer as minhas dúvidas relacionadas com a matrícula?
-
No período em que estiverem a decorrer as matrículas estará disponível no site da ESTeSL um Manual de Apoio com todos os procedimentos que tem de realizar. A Divisão de Gestão Académica estará também disponível diariamente para esclarecer eventuais dúvidas que possam existir, garantindo o atendimento telefónico e por e-mail.
- Quando é que tenho de entregar o Pré-Requisito do Grupo A?
-
O Pré-requisito do Grupo A é obrigatório e submetido online no ato da matrícula (1º ano, 1ª vez) para os cursos de licenciatura da ESTeSL.
- Em que consiste o Pré-Requisito?
-
O Pré-Requisito de seleção – Grupo A – Comunicação Interpessoal, é um questionário médico que deve ser entregue ao seu médico assistente para que o mesmo o possa preencher e assinar.
- O Pré-Requisito tem validade?
-
O Pré-Requisito de seleção – Grupo A – Comunicação Interpessoal, tem uma validade de 3 meses
- Não tenho médico assistente. Posso solicitar o preenchimento do Pré-Requisito a um médico particular?
-
Sim pode, desde que o Pré-Requisito seja preenchido e assinado por um médico inscrito na Ordem dos Médicos de Portugal.
- Existe algum custo associado ao Pré-Requisito?
-
O Pré-Requisito do tipo A não tem quaisquer custos associados na ESTeSL.
- Que documentos preciso entregar na matrícula?
-
Quando estiver a realizar a matrícula terá de submeter os seguintes documentos: Pré-requisito do Grupo A, Boletim de Vacinas, Documento de Identificação e uma fotografia tipo passe.
- Que valores terei de pagar na matrícula?
-
No ato da matrícula terá de pagar o seguro escolar, a taxa de inscrição e a 1ª prestação da propina. Os valores correspondentes a cada item estarão disponíveis para consulta no manual de apoio à matrícula.
- Sou candidato a bolsa de estudos, também tenho de pagar a 1ª prestação da propina?
-
Não. Os estudantes que sejam candidatos a bolsa de estudos poderão assinalar essa opção quando estiverem a realizar a matrícula e o valor correspondente à 1ª prestação da propina ficará suspenso.
- Como posso escolher a turma em que pretendo ficar?
-
A escolha da turma é feita na segunda parte da matrícula. Estarão disponíveis as várias turmas únicas existentes e deverá escolher a turma pretendida com base nos horários disponíveis.
- Onde posso consultar os horários?
-
Os horários encontram-se disponíveis para consulta na página da Escola no menu “Viver”, “Ser estudante”, “Informações Académicas”, “Horários e Avaliações”. Poderá também aceder através desde link https://www.estesl.ipl.pt/viver/ser-estudante/informacoes-academicas/ho….
- Já concluí a matrícula, posso obter um comprovativo?
-
Sim. Quando concluir a matrícula terá disponível um documento PDF que pode guardar ou imprimir. Esse documento indica que a matrícula ficou no estado definitivo e poderá ser utilizado como comprovativo. Por outro lado, poderá também solicitar a emissão de uma certidão de matrícula na Secretaria Virtual, na opção “requisitar documentos”, e que poderá ser utilizada para diversos fins (ex: ADSE, Segurança Social, bolsa de estudos, etc).
- Preciso do horário carimbado, como posso obter?
-
Poderá fazer o pedido por e-mail para a Divisão de Gestão Académica. Responderemos num curto espaço de tempo e o documento será enviado para o e-mail institucional do estudante.
- Estudo e trabalho em simultâneo, há algum estatuto que posso usufruir?
-
Sim. Pode requerer o estatuto trabalhador-estudante. O estatuto deverá ser requerido após a matrícula, no prazo máximo de 15 dias úteis após o início das aulas. Poderá consultar os direitos e deveres associados ao Estatuto trabalhador-estudante no Regulamento Pedagógico da ESTeSL. Consulte igualmente o Despacho relativo ao estatuto para que documentos deve apresentar.
- É necessário fazer matrícula também no 2º semestre?
-
Não. A matrícula realiza-se uma única vez, no início do ano letivo, e o estudante faz a inscrição nas unidades curriculares do 1º e 2º semestre.
- Como posso contactar os Serviços Académicos?
-
Poderá contactar a Divisão de Gestão Académica através de três vias: por e-mail para licenciaturas@estesl.ipl.pt ; por telefone através do número 218980400 e presencialmente. O horário do atendimento telefónico e presencial é o seguinte:
- 2ª, 4ª e 6ª – das 10h às 12h30;
- 3ª e 5ª – das 14h às 16h30.