Duas décadas decorridas sobre o início da implementação do processo de Bolonha nas áreas das tecnologias da saúde, assinalámos de forma simbólica no passado dia 22 de novembro a publicação do Relatório “Implementação do Processo de Bolonha a Nível Nacional, por áreas de Conhecimento: Tecnologias da Saúde” da autoria do Coordenador para a área das Tecnologias da Saúde, Professor António Lopes.
Esta comemoração constituiu o ponto de partida para o lançamento de um debate alargado sobre o futuro do ensino superior na área das tecnologias da saúde, num momento em que o grau de doutor pode ser conferido pelo ensino politécnico, a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) está atualmente em debate na Assembleia da República e a inteligência artificial assume destaque crescente nos ambientes de aprendizagem.
Surge, assim, como emergente a necessidade de envolver todas as partes interessadas nestes processos de transformação dinâmica do ensino ao nível das denominadas tecnologias da saúde: estudantes, docentes, não docentes, instituições de ensino superior, ordens profissionais, sindicatos, associações profissionais…
Neste contexto, para dar continuidade a este importante debate, iniciamos em dezembro de 2024 o Ciclo de Conferências Processo de Bolonha: O Presente e o Futuro, cuja 1ª conferência decorre no dia 17 de dezembro de 2024, às 10h00, no Auditório ESTeSL.
O tema da primeira Conferência será "A Aprendizagem Centrada no Estudante" e contará com a intervenção do Professor António Lopes e do Professor Pedro Lourtie, individualidades que, em Portugal, se destacaram na implementação do Processo na área das Tecnologias da Saúde, e com a intervenção da Estudante Alexandrina Buimistru, Presidente da Associação de Estudantes da ESTeSL e que trará para o debate a perspetiva dos estudantes. A sessão será ainda moderada pelo Prof. João Lobato.
Programa
10h00
- Prof. António Lopes
- Prof. Pedro Lourtie
- Estudante Alexandrina Buimistru
Moderador | Prof. João Lobato
Inscrições aqui! (até 16 de dezembro) |
Juntem-se a nós para discutir os desafios e oportunidades que se colocam ao ensino superior nestas áreas das tecnologias da saúde.
Participem!