No dia 6 de novembro decorre no Auditório da ESTeSL uma Aula Aberta sobre o documentário "Carne – A Pegada Insustentável".
Dirigida a toda a comunidade académica, esta Aula Aberta, promovida no âmbito das unidades curriculares de Sociologia da Alimentação e de Sociologia do Ambiente dos cursos de Licenciatura em Dietética e Nutrição e de Saúde Ambiental – e com o apoio do programa Eco Escolas –, consistirá na exibição do documentário, seguido de um debate alargado entre a audiência e um painel de convidados.
Objeto de várias nomeações e de prémios em festivais internacionais, este documentário constitui uma importante base de discussão científica e cívica sobre as implicações das nossas escolhas alimentares para o planeta e para as futuras gerações. O seu foco permite explorar a problemática dos modelos alimentares baseados no consumo intensivo de carne, aspeto que é relevante para o debate e reflexão de vários temas relacionados com a saúde humana, com as opções nutricionais, com a sustentabilidade ambiental, mas também com a mudança das relações (e valorizações éticas) entre espécies (humanos e animais).
Programa
13h00 | Visualização do Documentário "Carne – A Pegada Insustentável"
14h15 | Debate
- Francisco Guerreiro, Produtor do documentário e ex-eurodeputado pelo grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia (Verdes/ALE) no Parlamento Europeu (2019 até 2024).
- Gabriel Mateus, Mestre em Nutrição Clínica (Instituto Universitário Egas Moniz) e fundador da Eat2Care e da Associação Projeto Safira
- Maria Saari, investigadora de pós-doutoramento em projetos sobre Educação Ambiental na Universidade de Oulu (Finlândia) e colaboradora do Human-Animal Studies Hub-Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa em projetos e iniciativas de educação multiespécies.
- João Graça, Professor na Universidade de Groningen (Holanda) e colaborador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa em projetos de investigação sobre consumo alimentar sustentável.
15h30 | Fim da sessão
Participe!