Submetido por claudia_guerreiro a 23 July 2024

Academia Politécnico Lx regressa à ESTeSL

23.07.2024

A 6ª edição da Academia Politécnico Lx, iniciativa promovida pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e pela Fórum Estudante, teve lugar entre 15 e 20 de julho nas diversas escolas superiores do IPL. No dia 18 de julho, a ESTeSL recebeu os 50 alunos do ensino secundário de várias escolas do país.
No Anfiteatro da ESTeSL, os participantes foram recebidos pelo Gabinete de Comunicação e pela Vice-Presidente da instituição, Professora Marisa Cebola. A Vice-Presidente deu as boas-vindas aos alunos e apresentou uma breve explicação da oferta formativa de 1º ciclo da ESTeSL.

Academia IPL2024   Academia IPL2024

Ao longo de uma tarde repleta de atividades, os participantes tiveram a oportunidade de contactar de perto com algumas das licenciaturas da ESTeSL:

Dietética e Nutrição: na Oficina da Nutrição, os participantes tiveram oportunidade de conhecer os princípios da Dieta Mediterrânica, a relação entre este padrão alimentar e promoção de estilos de vida saudáveis, e no final foram ensinadas estratégias para corrigir erros alimentares.

Academia IPL2024   Academia IPL2024

Farmácia: Na atividade "Unguenta-Os primórdios da arte de curar", os participantes tiveram oportunidade de preparar, acondicionar e rotular pomadas.

Academia IPL2024   Academia IPL2024

Saúde Ambiental: Com a atividade "Equipamentos de proteção individual e as tecnologias da Saúde", os participantes aprenderam a conhecer e identificar os equipamentos de proteção individual utilizados em contexto real de trabalho nas Tecnologias da Saúde.

Academia IPL2024   Academia IPL2024

Ortoprotesia: Na atividade "Prótese ou Ortótese, eis a questão!", os participantes descobriram como o desenvolvimento tecnológico tem contribuído para uma intervenção mais inovadora e eficaz na área da Ortoprotesia. Através de atividades interativas, conheceram diversos equipamentos e procedimentos, como os equipamentos de digitalização de segmentos do corpo, captura e tratamento de imagem 2D e de avaliação de mapas de pressões plantares.

Academia IPL2024   Academia IPL2024

Ortóptica e Ciências da Visão: Na atividade "Visão para que te quero", os participantes aprenderam os principais conceitos anatómicos e funcionais da estrutura ocular, incluindo movimentos oculares, visão 3D, acuidade visual, retinografia e biomicroscopia.

Academia IPL2024   Academia IPL2024

Sob o lema "Podes ser o que quiseres", a Academia Politécnico Lx teve como principal objetivo dar a conhecer a oferta formativa do IPL aos alunos do ensino secundário, auxiliando-os nas suas escolhas para o ensino superior e incentivando-os a serem embaixadores do IPL e das suas unidades orgânicas nas suas escolas.
Para além das atividades académicas, os 50 estudantes também tiveram a oportunidade de desfrutar de momentos de diversão e lazer, com visitas a locais emblemáticos da cidade de Lisboa.

Mais informações sobre a ESTeSL e como se candidatar em