No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Ortóptica (3 de junho), que este ano tem como tema "World Worthoptic Day 2024 - Orthoptists making a difference", cerca de 150 crianças do 1º ciclo e do jardim de infância da Escola Básica Manuel Teixeira Gomes, em Marvila, beneficiaram de rastreio visual gratuito. A iniciativa, realizada pela Associação de Pais da escola em parceria com o Curso de Licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão (OCV) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e a Essilor, teve como objetivo a deteção precoce de alterações na visão que possam afetar a aprendizagem das crianças.
O rastreio visual foi realizado por docentes e estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da ESTeSL, em colaboração com a Essilor. A avaliação da visão nesta faixa etária é fundamental para a deteção precoce de problemas oculares que podem afetar negativamente o processo de aprendizagem.
Para além do seu contributo para a saúde das crianças, a iniciativa proporcionou aos estudantes da ESTeSL uma valiosa experiência prática em contexto real, no âmbito dos cuidados primários da saúde ocular. Esta experiência enriquece a sua formação e contribui para uma preparação mais completa para o mercado de trabalho.
De salientar que as atividades de voluntariado da ESTeSL integram-se na sua missão de prestar serviços à comunidade nas áreas das Ciências e Tecnologias da Saúde.
A iniciativa foi elogiada pelos pais e pela comunidade escolar, que reconheceram a sua importância para a saúde e o bem-estar das crianças.