Submetido por claudia_guerreiro a 3 June 2024

ESTeSL é parceira no projeto  EqualEdu: Um Projeto para Promover a Inclusão e Diversidade na Area da Saúde

03.06.2024

Já está a decorrer o projeto EqualEdu, da qual a ESTeSL é parceira. Trata-se de um projeto ERASMUS KA220-HED, coordenado pela Universidade de Málaga e que integra outras cinco instituições de Ensino Superior da área da saúde, de diferentes países europeus (Portugal, Itália, Malta, Lituânia, República Checa).

O EqualEdu tem como principais objetivos formar e sensibilizar os estudantes e docentes da área da saúde relativamente às questões de comunicação com pessoas com diversidade afetivo-sexual e de género (DASG), promover a inclusão destas questões nos programas das Ciências da Saúde e fomentar a igualdade e diversidade transcultural no meio académico e nos sistemas de saúde.

A nível das instituições de ensino superior parceiras pretende-se: integrar o tema da DASG nos programas das unidades curriculares, impulsionar a visibilidade, investigação e formação sobre a DGAS e ainda promover a igualdade nos contextos universitários.
A formação dos futuros profissionais de saúde nesta área irá promover serviços de saúde mais inclusivos e adaptados à diversidade dos seus utilizadores.

Durante os três anos de duração do projeto estão previstas várias atividades, incluindo a realização de seminários em cada uma das instituições parceiras. Estes seminários contarão com a participação de estudantes e professores da ESTeSL, visando não só a formação em temas relacionados com a DASG, mas também a promoção de iniciativas alinhadas com os objetivos do projeto.