Inicia-se hoje, 27 de novembro, o 1º Encontro Ibero-Americano de Educação Baseada em Simulação, um evento que reúne especialistas, estudantes e profissionais da saúde de mais de dez países. A ESTeSL, como membro da RETS-CPLP e fundador da RIETS, marca presença nesta importante iniciativa.
Organizado pela RETS-SIM, este encontro tem como objetivo principal promover a troca de experiências e o avanço da simulação como ferramenta fundamental na formação de profissionais de saúde. A simulação, cada vez mais utilizada em diversas áreas da saúde, permite aos estudantes vivenciar situações reais de forma segura, aperfeiçoando suas habilidades e conhecimentos.
Realizado num ambiente virtual imersivo, semelhante a um metaverso, conta com a participação de cerca de 2500 participantes, incluindo especialistas, estudantes, professores, gestores e técnicos de saúde, onde até dia 29 de novembro, poderão discutir conceitos e práticas essenciais para a simulação, como SimZones, Prebriefing e Debriefing.
A realização deste evento reafirma o compromisso da comunidade internacional em fortalecer a cooperação na área da saúde e promover a capacitação de profissionais altamente qualificados. A Declaração do Rio de Janeiro, que norteia este Encontro, destaca a importância de investir em novas tecnologias e metodologias de ensino, como a simulação, para garantir uma formação de excelência.
Consulte aqui o programa!