Passar para o conteúdo principal
Cláudia Guerreiro
Submetido por claudia_guerreiro a 4 February 2025

Jovens de Vila Franca de Xira sensibilizados para comportamentos de risco

04.02.2025

No passado dia 21 de janeiro de 2025, um grupo de 139 alunos do 10º ano do Agrupamento de Escolas Alves Redol participou numa ação de sensibilização sobre comportamentos de risco, com foco no consumo de substâncias psicoativas e infeções sexualmente transmissíveis (IST).
A iniciativa, dinamizada por docentes e profissionais de saúde dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais e em Farmácia da ESTeSL, teve como objetivos divulgar informação sobre os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e às IST, sensibilizar para a importância da prevenção e dar a conhecer o papel dos Profissionais de Saúde em Ciências Biomédicas Laboratoriais e em Farmácia na promoção da saúde.

Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e trocar ideias sobre estes temas, que são cada vez mais relevantes na sociedade atual.

"É fundamental que os jovens estejam informados sobre os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e às IST, para que possam tomar decisões conscientes e responsáveis sobre a sua saúde", afirmou Paula Mendonça, docente da Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais e uma das dinamizadoras da ação.
André Coelho, docente da Licenciatura de Farmácia, destacou a importância da prevenção e do papel dos profissionais de saúde na promoção de estilos de vida saudáveis. "Os licenciados em Ciências Biomédicas Laboratoriais e em Farmácia têm um papel fundamental na prevenção e no acompanhamento de casos de consumo de substâncias psicoativas e de IST, por isso, é importante que os jovens conheçam o seu trabalho e saibam que podem contar com estes profissionais para cuidar da sua saúde".
Inês Lino, profissional de Ciências Biomédicas Laboratoriais, sublinhou a importância de abordar estes temas de forma clara e aberta com os jovens. "É preciso falar sobre estes assuntos sem tabus, para que os jovens se sintam à vontade para tirar dúvidas e pedir ajuda, caso necessitem".

Esta ação de sensibilização promovida pela ESTeSL, é mais um passo importante no combate aos comportamentos de risco entre os jovens e na promoção de uma sociedade mais saudável e informada.